As estações da alma.
A alma voa, deixando por onde passa... os seus rastros em forma de poesia.
Textos


           Café

 



Um café expresso me causa sempre uma sensação de distância.
Ou, de querendo na pressa, chegar em algum lugar e até na espera de algo demorado que me deixa nervosa...
Ele também me traz a sensação do sorriso dos meus filhos me esperando no aeroporto, ou numa estação do tempo qualquer, com o abraço mais pessoal e mais gostoso que está no amor de cada um deles.

O café da casa da mamãe, tem o desejo de reunir outra vez toda a nossa família ao redor da mesa, fazendo a algazarra prazerosa de antigamente,
com todos falando ao mesmo tempo, rindo...
Ah que saudade daqueles cafés!
O meu pai nunca deixava de agradecer a Deus, antes de iniciar qualquer refeição. Era tanta opção, tapioca, batata doce, cuscuz, bolo de macaxeira, pão bengala, fresquinho, a manteiga derretia que derramava pelos cantos da boca.  Poucos restaram daquela mesa, alguns já se foram, mas moram em minha alma. 
Ainda assim até hoje, o nosso café das tardes com a nossa mãe, tem risos, tem a nossa voz. Ela sempre está contando uma história nova do passado, ou repetindo algumas que é sempre gostoso ouvir. O nosso café, tem o amor que permanecerá.
      


Os meus cafés de domingo...

Passe o tempo que passar, que haja novidades nos cafés, eu gosto mesmo é do café tradicional, coado no pano, fervido até a fumaça sair, e o cheirinho dele, a casa toda invadir...

Eu não deixo de tomar este café que me leva bem cedo nas manhãs de domingo, fazer a minha caminhada até a padaria, eu adoro, reencontrar velhos amigos em busca dos nossos pães quentinhos, nos falamos qualquer coisa e eu volto com calma, me banhando nos raios de sol, falando sozinha.
Depois, enquanto faço o meu café, fico baixinho cantarolando Bocelli,
vou lembrando do meu pai e de sua alegria enquanto saía o café, e da minha avó, meus amores, estes sim, loucos por café.  Ah deste meu coração tão cheio de saudades. Mas, nada que cause tristeza, são lembranças de felicidade. 
Daqui a pouco os meus netos, e meus filhos, porque dias mais que especiais, estes para nós, são sagrados.

 
Liduina do Nascimento
Enviado por Liduina do Nascimento em 13/08/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.