As estações da alma
A alma voa, deixando os seus rastros em forma de poesia.
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Links
Conhecimento
(Khalil Gibran)


Para reflexão:
 


Quatro rãs estavam sentadas num toro que flutuava à margem de um rio. Subitamente, o toro foi apanhado pela correnteza e deslizou rio abaixo. As rãs ficaram deliciadas e empolgadas, pois nunca haviam antes navegado.

Afinal a primeira rã falou, e disse: "Este é sem dúvida um toro maravilhoso. Move-se como se fosse vivo. Jamais conheci um toro assim."

Então a segunda rã falou, e disse:
"Não, minha amiga, este toro é como todos os outros toros, e não se move. É o rio que está caminhando para o mar e leva consigo a nós e ao toro."

E a terceira rã falou, e disse: "Não é nem o toro nem o rio que se move. O movimento está em nosso pensamento.
Pois sem pensamento, nada se move."

E as três rãs começaram a altercar sobre o que estava realmente se movendo. A discussão foi ficando cada vez mais acalorada e mais alta. Mas não chegaram a um entendimento.

 
Então voltaram-se para a quarta rã, que até aquele momento tinha estado escutando atentamente mas em silêncio, e pediram-lhe a opinião.
E a quarta rã disse:"Cada um de vocês tem razão, e nenhuma está errada. O movimento está no toro, na água e tambem em nosso pensamento."

E as três rãs ficaram muito zangadas pois nenhuma delas queria admitir que a sua verdade não fosse a verdade inteira, e que as duas outras não estivessem redondamente erradas.

Então aconteceu uma coisa estranha. As três rãs juntaram-se e jogaram no rio a quarta rã.
( Gibran Khalil Gibran )

 
 



 
Liduina do Nascimento
Enviado por Liduina do Nascimento em 11/05/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.