"Acalma a aflição acalenta a alma e silencia"
Liduina do Nascimento - Poesia ❤️
Textos


Redenção-Ce.


As feiras livres...

Na infância tudo tem uma dimensão maior às nossas vistas, lembro que uma vez eu falei pro meu ex-marido, na verdade, que a casa do meu avô lá em cima da serra em Redenção-Ce., era uma casa enorme de varanda rodeando toda a casa... com terra que se perdia na visão... não menti na dimensão da terra, mas a casa... era grande, aliás ela até hoje é grande! Mas não tão imensa como falei pra ele...
E passei muitos e muitos anos sem visitá-la. Quando já tinha meus três filhos bem pequenos, resolvemos subir à serra com as crianças...
Ele amou a subida e o cheiro de relva!
Encantou-se....
Quando chegamos à casa, a primeira coisa que ele observou... _ Você não falou que a casa era enooooorme!!! Op's, passei uma vergonha!
Na cidade ainda citada de onde vieram os meus pais, o que eu mais amava eram as feiras dos domingos...
As feiras nas cidades pequenas especialmente em Redenção, ah são incríveis! Até hoje, adoro.
Pra mim era algo fabuloso ficou em minha memória até os dias de hoje... sempre vou por lá, caminhar, rever antigos e velhos lugares e amigos dos meus pais, e a minha família.
Ali era ponto de encontro dos meus antepassados..
HOJE QUANDO PASSO POR UMA FEIRA IMENSA... COLOCO
UM OLHAR COMPRIDO...
DE LEMBRANÇAS... QUE ACALENTAM.
Recordo com amor
e como um tesouro.. bem guardado!
Estavam todos lá, espalhados por todos os lados... todos as manhãs de domingos; Papai, meu avô paterno, avó materna (madrasta), os tios Manoel, Raimundinho novo, Raimundo o mais velho, Expedito, Zé Maria, Joaninha, Mazé, Rosinha, Chiquinha, e tantos primos... A mãezinha e irmãos dela: João Setúbal, Antonio branco, Antonio preto (Toinho), Luiz, Geraldo Piaba, e algumas esposas.. Todos esses personagens faziam a feira (festa!)
E a visão linda! Verdes e todas as cores, frutas verduras, fresquinhas, tinha de tudo!  Muita fartura!
Era gente demais invadindo o centro da cidade ao lado da matriz (Igreja), descíamos cedinho da serra para a pequenina cidade, em todas as minhas era as férias de julho...
Era as festas matinais pra minha infância aos domingos..
Dessa família toda hoje, apenas nos restaram poucos, um tio único (Zé Maria) amo meu tio... ele retrata toda uma história, já falei pra ele que ele está proibido de morrer rsrs  fofo!
Tem a minha mãe... e alguns apenas..
Os outros estão enterrados no cemitério de lá mesmo entres as serras verdes... todos... Inclusive, dois irmãos meus minha avó (mãezinha)
Saudaaaades!
As feiras continuam, sempre retorno  por lá...
Mas  aquelas feiras!
Nunca mais as terei...
Liduina do Nascimento
Enviado por Liduina do Nascimento em 17/04/2012
Alterado em 24/05/2016
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Site do Escritor criado por Recanto das Letras